CRA - Conselho Regional de Administração da Bahia

  • Acesso Rápido
  • Tamanho da Letra A+ A-
 

Notícias

Noticia > Eventos 02/06 - 08h00min
 

CRA-BA e Juceb assinam convênio inédito durante o Seminário de Responsabilidade Técnica do Administrador

O Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) e a Junta Comercial da Bahia (Juceb) assinaram na última sexta-feira, 02 de junho, um convênio inédito de cooperação técnica para integração dos cadastros e o intercâmbio de informações mútuas. O encontro aconteceu na Casa do Comércio, durante o Seminário de Responsabilidade Técnica do Administrador. A assinatura do convênio foi entre o presidente do CRA-BA, Roberto Ibrahim Uehbe, e o presidente da JUCEB, Antonio Carlos Marcial Tramm.

“Este ato é importantíssimo. É um convênio de parceria de intensa amplitude em benefício das duas entidades. Este convênio permite que o CRA-BA tenha as informações necessárias e os benefícios do registro na Juceb das empresas, que hoje tem um trabalho importantíssimo de coordenação e integração com outros órgãos do Estado”, diz Roberto Ibrahim e informa que “esse convênio é um primeiro passo para que a convivência seja frutífera em prol da categoria de Administradores e das empresas que prestam serviços através da atribuição exclusiva das empresas de Administração”, afirma. 

O presidente da Juceb Antonio Carlos reforça que “a Juceb é o cartório do registro mercantil de todas as atividades, nela a empresa nasce e falece, tem o seu registro lá. Portanto a importância deste órgão é muito grande. Estamos muito satisfeitos em cooperar com o CRA-BA. Atualmente, informatizamos tudo para permitir uma informação mais segura, mais rápida e mais eficiente. É importante o trabalho comunitário, é a parcela que temos que dar ao estado e ao país em retribuição por tudo que recebemos”.

Seminário – Com o objetivo de difundir o conhecimento e investir na capacitação profissional dos administradores, o Seminário de Responsabilidade Técnica do Administrador contou com os palestrantes o Adm. Antonio Caloni e o Prof. Orlando Gomes da Silva, que concederam informações esclarecedoras sobre o exercício do administrador responsável técnico.

Com o tema “Responsabilidade Técnica do Profissional de Administração”, o Adm. Antonio Caloni abriu o evento falando que os profissionais de administração estão em evidência por causa do problema econômico do país. O palestrante também falou sobre os "canetinhas de ouro", que são profissionais que se envolvem com empresas na condição de responsável técnico, apenas para assinar contratos, sem avaliar o serviço. Esses profissionais, segundo Antonio Caloni, não sabem o risco que correm. “É importante que os administradores se envolvam na execução do contrato. Caso aconteça algum problema, a responsabilidade será do profissional e não do empresário", informa.

A última palestra foi sobre “Licitações, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, do professor Orlando Gomes da Silva, que tratou da importância da gestão e da fiscalização eficiente, para o alcance dos melhores resultados da contratação. Para isso, o agente deve ter conhecimento preciso das regras e procedimentais que regulam a execução contratual, bem como ter clareza sobre as suas responsabilidades e competências.

Para o presidente do CRA-BA, Roberto Ibrahim Uebe, foi uma grande honra receber na mesa de abertura a prof. Adm. Tânia Maria da Cunha Dias, vice-diretora de Formação Profissional do CFA; o Adm. Manuel Francisco da Cunha Lubián, Vogal da Juceb; Antonio Carlos Marcial Tramm, presidente da Juceb; prof. Adm. Maria da Graça Pitiá Barreto, diretora de Formação Profissional do CRA-BA; o Adm. Hélio Portela Ramos, secretário Geral da Juceb; o Adm. Antonio Caloni, assessor Técnico do CRA-ES; Orlando Gomes da Silva, professor e especialista em licitações; e Eduardo Moraes de Castro, diretor de Desenvolvimento Institucional do CRA-BA.

“É uma satisfação propiciarmos este evento e assim cumprir nosso objetivo de levar conhecimentos e aprimorar cada vez mais os nossos administradores” finaliza Ibrahim.

Os participantes receberam o Manual de Responsabilidade Técnica do Administrador, contendo informações desde os tipos de registro, exercício do profissional, penalidades, à remuneração. O evento contou com doações de alimentos não perecíveis que foram doados para o Clube das Mães dos Novos Alagados, Creche dos Erês e Lar Pérola de Cristo. 

 
 
Fonte: CRA-BA
 
Compartilhe esse conteúdo
 
 
 

CRA-BA

Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar - Caminho das Árvores CEP: 41.820-021. Salvador - Bahia

Tel: (71) 3311-2583 • Fax: (71) 3311-2573 • E-mail: cra-ba@cra-ba.org.br
Horário de Atendimento: das 9:00h às 17:30h

 
 

Produzido pela: ZCR