CRA - Conselho Regional de Administração da Bahia

  • Acesso Rápido
  • Tamanho da Letra A+ A-
 

Notícias

Noticia > Eventos 06/04 - 08h00min
 

CRA-BA promove o Simpósio do Núcleo de Estudos em Gestão Universitária

O Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), através do Núcleo de Estudos em Gestão Universitária, realizou nesta quinta-feira, 5, o Simpósio do Núcleo de Estudos em Gestão Universitária, na Unijorge. O evento aconteceu de 8h às 11h30, no auditório da Unijorge, na Avenida Tancredo Neves, no edifício Civil Trade.

O objetivo do evento foi aproximar cada vez mais as Instituições de Ensino Superior que oferecem os cursos de graduação em Administração com o CRA-BA e promover a troca de conhecimento sob as temáticas enfrentadas no dia a dia. Comporam a mesa de abertura o Presidente do CRA-BA, Adm. Roberto Ibrahim; a diretora de Formação Profissional do CRA-BA, Adm. Maria da Graça Pitiá Barreto; conselheira Regional Suplente e coordenadora do Núcleo de Estudos em Gestão Universitária do CRA-BA, Adm. Maria da Graça Sodré Fraga Maia; coordenadora do curso de Bacharelado em Administração da Unijorge, Adm. Aline Rosário.

Foram debatidos dois temas durante o Simpósio: “A Educação para o Século XXI”, pelo palestrante Prof. José Motta Filho; e “Administração, Vida e Carreira – Mitos e Verdades”, pelo Prof. Adm. Fábio Rocha.

O Professor José Motta Filho fez uma palestra convidando os participantes para uma reflexão acerca das práticas educacionais do presente e do futuro. “A forma como o professor aborda conteúdos em sala de aula com certeza não deve ser a mesma adotada tempos atrás. É preciso haver uma disrupção, mudar o processo. Hoje temos acesso a diferentes tecnologias, multidisciplinares, e maneira como o aluno lida e recebe essa informação, conhecimento, mudou. Então, cabe ao professor, mais do que nunca, ter essa percepção, acompanhar este cenário, e fazer a diferença na vida do aluno, criando um vínculo afetivo”, informou o professor.

Para Ana Luiza Souza, participante do evento, a postura de um professor pode fazer toda diferença na formação do aluno. “Quando existe um grau de reprovação muito alto, o problema não está somente nos alunos, acredito que o perfil do professor também conta muito”, avaliou.

O Palestrante Adm. Fábio Rocha, foi mais além. Ele acredita que a mudança também deve ser empreendida na mentalidade de pessoas e empresas, que precisam se reformular. "A única certeza que nós temos é que do jeito que está às coisas não vão ficar. As pessoas precisam programar seus modelos mentais para conseguir lidar com as mudanças", disse Fábio Rocha.

O primeiro passo para empreender a mudança é fazer escolhas, definir estratégias para atingir o objetivo e, finalmente, realizar as ações. “Nossa visão do mundo é o que nos define. Mudar um modelo mental é mais difícil do que mudar hábitos, porque essa é a visão que o ser humano tem sobre tudo que ele tem contato. Temos que nos livrar dos preconceitos, das resistências e mudar a nossa visão sobre as coisas. Temos que ir para mares antes nunca navegados e perceber o novo sempre”, explicou.

Ao final, todos os participantes receberam certificados.

 
Fonte: CRA-BA
 
Compartilhe esse conteúdo
 
 
 

CRA-BA

Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar - Caminho das Árvores CEP: 41.820-021. Salvador - Bahia

Tel: (71) 3311-2583 • Fax: (71) 3311-2573 • E-mail: cra-ba@cra-ba.org.br
Horário de Atendimento: das 9:00h às 17:30h

 
 

Produzido pela: ZCR