CRA - Conselho Regional de Administração da Bahia

  • Acesso Rápido
  • Tamanho da Letra A+ A-
 

Notícias

Noticia > Eventos 31/07 - 08h07min
 

Evento do CRA-BA promove debate sobre os desafios da gestão esportiva pelo Brasil

Aconteceu nesta quarta-feira, 25/07, o 1º Seminário de Administração e Gestão Esportiva, promovido pelo Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia (SINDAEB) e com o apoio da TV Bahia, no 3º andar da Casa do Comércio, em Salvador/BA. O evento, aberto ao público, serviu para debater os desafios da gestão esportiva pelo Brasil, tendo como objetivo promover o diálogo entre os dirigentes esportivos, os empresários, gestores, ex-atletas e profissionais especializados, além de fortalecer a comunicação em torno da temática da importância do profissional de Administração nas organizações esportivas e conhecer novas propostas de gestão para organizações esportivas. 

Compuseram a mesa de hora do evento o presidente do CRA-BA, Adm. Roberto Ibrahim Uehbe; o subsecretário da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (SEMTEL), Adriano Gallo, representando o prefeito de Salvador, ACM Neto; a Conselheira do CFA e Vice-Diretora de Formação Profissional, Adm. Tânia Maria da Cunha Dias; a Diretora de Formação Profissional do CRA-BA, Adm. Maria da Graça Pitiá Barreto; e a diretora do SINDAEB, Adm. Luiza Augusta da Rocha Moreira.


 

Para o presidente do CRA-BA, Adm. Roberto Ibrahim Uehbe, esse é um dos eventos mais importantes programados para esse ano, em termos de amplitude e de abrangência. “Saímos de um mundial esportivo (Copa do Mundo) e vimos como outros países se apresentaram com resultados positivos de organização, inclusive de representação da área esportiva. No Brasil, muito se deixou a desejar. Esse seminário, que é o primeiro, tem um significado muito importante. Com certeza teremos uma continuidade deste evento”, sinaliza.

O primeiro painel “10 Lições e Aprendizados no Esporte para o Mundo da Gestão e para as Pessoas” contou com a participação do Coach Adm. Fábio Rocha, o ex-Presidente do Ipiranga Futebol Clube, Adm. Emerson Ferreti; o Coordenador de MBA em Gestão Esportiva da Faculdade 2 de Julho, Adm. Wilson Manoel; e o Diretor Acadêmico da Unigat, Adm. Áttilla Tôrres.

Dentre as palestras, destacou-se a do Coach Adm. Fábio Rocha que levantou o questionamento: Por que a Administração precisa se reposicionar no mundo da gestão esportiva? “Essa minha provocação começou quando ouvi o professor Adm. Roberto Ibrahim em todos os eventos dizer que Administração Pública só vai mudar quando o Administrador estiver presente. A mesma coisa eu digo para a área do esporte, que só irá dar saltos quando a administração estiver presente”, analisa.

Fábio Rocha levou também, para sua apresentação, lições e aprendizados que o setor do esporte proporciona para o mundo da gestão e para as pessoas. Entre os temas estão:

  • Talento apenas não garante sucesso na carreira. Quantos jogadores talentosos não tiveram sucesso na carreira, nunca chegaram ao profissional ou destruíram suas carreiras após alcançar um relativo sucesso em campo.
  • Foco, disciplina e concentração fazem a diferença. Quantos jogadores mesmo não tendo grandes talentos, por se dedicarem nos treinamentos, terem foco total na carreira, disciplina tática e grande concentração nos grandes jogos, fizeram e estão fazendo história nos seus respectivos esportes. Alguns até chegam a dizer, que Cristiano Ronaldo é muito mais exemplo de dedicação, treinamento do que puro talento.
  • Reputação e Credibilidade é um grande ativo. Tanto se pensarmos nos profissionais do esporte, seja no campo da gestão ou da linha de frente (técnicos, preparadores físicos, etc.) quanto nos atletas, não temos dúvida da importância deste ativo intangível que é a imagem que os outros tem de si, para conquista de bons contratos, para lidar com boatos comuns a personalidades públicas, para dar peso positivo a ideias, comportamentos ou decisões destas pessoas. E isto também vale para as organizações esportivas, sejam as federações ou os clubes, que aumentam a sua atratividade aos talentos, facilita a busca por patrocinadores e ampliam a sua captação de torcedores, seguidores e/ou sócios-torcedores.
  • Vida e Carreira são interdependentes e se influenciam mutuamente. Quantos atletas não decolam na carreira ou destruíram suas carreiras por questões de sua vida pessoal, por decisões e/ou comportamentos “fora das quatro linhas” como se diz no futebol, ou seja, fora da sua rotina profissional. De casos tanto desconhecidos da grande mídia, quanto de casos desastrosos como o goleiro Bruno do Flamengo.

Durante o ultimo painel “Aplicação da Administração na Gestão Esportiva”, o presidente do Esporte Clube Vitória, Ricardo David, e o controller do Esporte Clube Bahia, Daniel Simões, explanaram as ações que estão sendo tomadas para crescimento e adequações destes clubes de futebol.

O Evento contou com mais de 200 participantes e os alimentos arrecadados foram doados a entidades beneficentes.

 
Fonte: CRA-BA
 
Compartilhe esse conteúdo
 
 
 

CRA-BA

Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar - Caminho das Árvores CEP: 41.820-021. Salvador - Bahia

Tel: (71) 3311-2583 • Fax: (71) 3311-2573 • E-mail: cra-ba@cra-ba.org.br
Horário de Atendimento: das 9:00h às 17:30h

 
 

Produzido pela: ZCR