CRA - Conselho Regional de Administração da Bahia

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Registro de Bacharéis em Áreas da Administração

 

Por que se registrar no CRA?

É através do registro no CRA que os diplomados em cursos de Bacharelado em Áreas da Administração, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo MEC, se habilitam legalmente para exercerem a profissão, de acordo com o art. 1º da Resolução Normativa CFA Nº. 387, de 29 de abril de 2010 e Resolução Normativa CFA Nº. 395, de 08 de dezembro de 2010.
Entretanto, a Resolução Normativa 426, de 15 de agosto de 2012 revogou as Resoluções Normativas 387 e 385, considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior nº 4, de 19 de julho de 2005, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado, ficando ainda preservado o registro profissional dos egressos nos cursos abaixo citados já registrados em CRA e resguardado o direito de registro profissional os mesmos Bacharéis que tenham concluído o curso até a data de publicação da Resolução Normativa 426/12, em 17/08/2012. 

C
ursos de Bacharelado em Áreas da Administração:

 

a) Agronegócios;

b) Comércio Exterior;

c) Gestão de Agronegócios,

d) Gestão de Cooperativas;

e) Gestão Pública;

f)  Hotelaria;

g) Marketing;

h) Negócios Internacionais;

i) Negócios;

j) Relações Internacionais;

k) Turismo;

l) Gestão Ambiental;

m) Informática – Análise de Sistemas – Administração.

Onde registrar?

Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999 - Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar - Salvador/BA ou ainda nas Delegacias Regionais.

O que é necessário? (Documentos)

Registro Profissional Principal:

O Bacharel deve comparecer ao CRA-BA em Salvador ou à Delegacia do Conselho em sua Região e apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento ao Presidente do CRA-BA (clique aqui);
  • Diploma original com cópia frente e verso;
    Se não tiver o diploma apresentar certificado ou declaração em conformidade com o modelo do CRA-BA (original e cópia) (Veja o Modelo do Certificado);
  • Caso o Bacharel tenha se graduado em um curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico da graduação, contendo nome do graduando, matrícula e pólo de estudo (original e cópia). 
  • Carteira de Identidade (original e cópia);
  • CPF - Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) - salvo se houver a informação no RG;
  • Titulo Eleitoral (original e cópia);
  • Certificado de Reservista (original e cópia);
  • 1 (uma) foto 3x4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
  • Pagamento da Taxa de inscrição - R$ 27,00;
  • Pagamento da Taxa de Carteira -  R$ 27,00;
  • Pagamento da Anuidade - R$ 312,00.

Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias após a colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente).

* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma para efetuar o Registro Profissional.

* O profissional que se registrar apartir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.

* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Diploma ou Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro após a confirmação dos dados com a Instituição de Ensino Superior.

* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA's.

* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis após o pagamento.

* A Carteira de Identidade Profissional chegará no endereço de correspondência, sendo necessária a presença de um portador para recebimento, pois vai pelos correios via AR.

* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.

Atenção

O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC

 Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
  • Cartão de Crédito ou Débito

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.

      

Clique aqui para autorização do pagamento via fax destas taxas em Cartão de Crédito Visa.

Registro Secundário:

É o registro concedido pelo CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.

Mais informações!

Transferência de Registro:

É concedida ao Profissional que passa a residir e atuar em outro Estado.

Mais informações!

 
 
 

CRA-BA

Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar - Caminho das Árvores CEP: 41.820-021. Salvador - Bahia

Tel: (71) 3311-2583 • Fax: (71) 3311-2573 • E-mail: cra-ba@cra-ba.org.br
Horário de Atendimento: das 9:00h às 17:30h

 
 

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