CRA - Conselho Regional de Administração da Bahia

  • Acesso Rápido
  • Tamanho da Letra A+ A-
 

Instruções sobre o Pré-Cadastro Profissional

 ANTES DE INICIAR O SEU PRÉ-CADASTRO PROFISSIONAL É NECESSÁRIO LER AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

O Pré-Cadastro Profissional foi desenvolvido objetivando agilizar o envio de documentos para análise e a emissão de boleto para pagamento das taxas de registro profissional. Porém, os documentos originais ou as cópias autenticadas devem ser encaminhadas ao CRA-BA, pois o registro profissional só será concretizado após a análise destes documentos por este CRA.

Pagamento: 

Consulte a tabela de valores para pagamento das taxas de registro, carteira e anuidade proporcional (veja tabela de valores).

O boleto será gerado ao final do preenchimento de todos os campos do pré-cadastro e o pagamento do boleto pode ser efetuado nas casas lotéricas ou na rede bancária até o seu vencimento.

Formas de entrega da documentação:

A entrega dos documentos originais ou cópias autenticadas (frente e verso) poderá ser realizada na sede do CRA-BA em Salvador ou em uma de suas Seccionais (confira os endereços).

Além da entrega da documentação é fundamental a coleta da impressão digital, assinaturas e foto 3x4 atual na presença de um Delegado ou Representante deste CRA para a confecção da carteira de identidade profissional.

Observações:

01. O curso de graduação deve está devidamente reconhecido pelo MEC para fins de Registro Profissional (veja a relação de cursos que este CRA concede o registro).

02. O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Certificado ou Diploma de outro Estado, só será concedido o seu registro profissional, após a confirmação dos dados com a Instituição de Ensino Superior.

03. Quem solicita o registro profissional apresentando certificado ou atestado de conclusão de curso, terá a Carteira de Identidade Provisória e o prazo máximo de 02 (dois) anos, improrrogáveis, para apresentar o Diploma e obter a Carteira Definitiva.

04. Quem não possui diploma é obrigatório que tenha colado grau e requerido o diploma antes de solicitar o Registro Profissional neste CRA-BA. Segue modelo de certificado exigido por este CRA (veja modelo de certificado).

05. O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.

06. É obrigatória a apresentação da documentação completa, sem a qual não será possível dar início ao processo de análise da solicitação de Registro Profissional.

07. Não nos responsabilizamos por extravio de correspondências encaminhadas via correios, antes de recebidas pelo CRA-BA.

08. Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no Sistema CFA/CRA's.

 

09. O Registro Profissional é gerado em até 5 (cinco) dias úteis, após o pagamento das taxas de registro.

 

10. A Carteira de Identidade Profissional será enviada para o seu endereço de correspondência, sendo necessário que tenha uma pessoa para recebê-la no endereço informado, para evitar a devolução da correspondência a este Conselho.

 

11. Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro

 

 
 
 

CRA-BA

Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar - Caminho das Árvores CEP: 41.820-021. Salvador - Bahia

Tel: (71) 3311-2583 • Fax: (71) 3311-2573 • E-mail: cra-ba@cra-ba.org.br
Horário de Atendimento: das 9:00h às 17:30h

 
 

Produzido pela: ZCR