PORTADORES DE DIPLOMA TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO CONEXOS À ADMINISTRAÇÃO

Por que se registrar no CRA?
É através do registro no CRA que os egressos em cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo MEC, cujos eixos sejam voltados aos campos abrangidos pela Lei nº 4.769/1965, terão os seus registro e atribuições reguladas pela Resolução Normativa CFA Nº 511, de 14 de maio de 2017 e demais preceitos do Regulamento de Registro Profissional, editados pelo Conselho Federal de Administração(CFA)..
Os profissionais de que trata a presente Resolução receberão o título de Técnico em Administração, assim entendido o egresso de curso técnico de nível médio. O Técnico em Administração exercerá atividades administrativas de auxílio e apoio, restritas ao respectivo eixo de formação acadêmica.
Conforme art. 2º da Resolução Normativa CFA Nº 511/2017, consideram-se cursos de educação profissional técnica de nível médio conexos à Administração, os seguintes:
RELAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO, POR EIXO:
I – EIXO GESTÃO DE NEGÓCIOS
a) Técnico em Administração;
b) Técnico em Comércio;
c) Técnico em Comércio Exterior;
d) Técnico em Condomínio;
e) Técnico em Cooperativismo;
f) Técnico em Finanças;
g) Técnico em Logística;
h) Técnico em Marketing;
i) Técnico em Qualidade;
j) Técnico em Recursos Humanos;
l) Técnico em Serviços Públicos;
m) Técnico em Transações Imobiliárias;
n) Técnico em Vendas.
II – EIXO MILITAR
a) Técnico em Suprimento.
III – EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
a) Técnico em Agenciamento de Viagens;
b) Técnico em Eventos;
c) Técnico em Guia de Turismo;
d) Técnico em Hospedagem;
e) Técnico em Lazer.
Onde se registrar?
Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar, Caminho das Árvores. Salvador/Ba ou ainda nas Seccionais do CRA-BA.
O que é necessário? (Documentos)
Registro Profissional Principal:
O profissional deve comparecer ao CRA em Salvador ou em uma de suas Seccionais no interior do Estado, acompanhado da documentação abaixo:
• Requerimento de Inscrição (clique aqui);
• Diploma original mais cópia frente e verso do curso de Técnico de Nível Médio em Administração;
• Caso não possua diploma, deve apresentar Certificado original mais cópia frente e verso, em conformidade com o modelo do CRA-BA (Veja o Modelo do Certificado);
• Caso o profissional tenha se formado em curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico do curso, contendo o nome do ex-aluno, matrícula e pólo de estudo (original e cópia);
• Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
• CPF – Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) – salvo se houver a informação no RG;
• Titulo Adicional original com cópia, caso deseje a inclusão na Carteira de Identidade Profissional( Especialização, MBA, Pós-graduação, Mestre, Doutor);
• Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
• Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
• 1 (uma) foto 3×4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
• Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
• Pagamento da Taxa de inscrição – R$ 38,05;
• Pagamento da Taxa de Carteira –  R$ 38,05;
• Pagamento da Anuidade – Tabela (Consulte aqui).
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Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias após a colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Caso a colação de grau ocorra nos meses de novembro e dezembro e o registro seja providenciado nestes meses, serão isentadas as anuidades proporcionais do ano em curso, bem como do pagamento da anuidade integral do ano subseqüente.
* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma, antes de solicitar o Registro Profissional.
* O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.
* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro, após a confirmação dos dados do curso com a Instituição de Ensino.
* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA’s.
* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis, após o pagamento, e após o registro será enviada uma Declaração com o número do registro profissional no CRA-BA para seu e-mail.
* A Carteira de Identidade Profissional será enviada no prazo de 60(sessenta) dias, após o pagamento das taxas, para o seu endereço de correspondência, caso não tenha sempre uma pessoa para receber correspondências, orientamos a fornecer endereço alternativo para envio da Carteira, pois a mesma vai pelos correios via AR.
* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.
Atenção:
O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC.
 Formas de Pagamento:
• Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
• Cartão de Crédito ou Débito.
O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.         
Clique aqui para autorização do pagamento via fax destas taxas em Cartão de Crédito Visa ou Mastercard.
Registro Secundário:
É o registro concedido pelo CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.
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Transferência de Registro:
É o processo de transferência de registro do profissional feito entre os CRAs, após o profissional solicitar ao CRA da nova jurisdição em razão da sua mudança de domicilio.
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